Passar para o Conteúdo Principal

Rede Social: Novos projetos sociais iniciam atividades

Maos 1 980 2500
15 de Fevereiro de 2016

Três novos projetos de intervenção social - o Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e a Rede Local de Intervenção Social - estão a iniciar as suas atividades em Sines. Os projetos foram apresentados no dia 20 de janeiro, em reunião do Conselho Local de Ação Social, parceria que reúne as entidades públicas e privadas que atuam no território de Sines na área social, presidida pela Câmara Municipal.

CLDS3G VIVER + SINES

O CLDS3G Viver + Sines é um projeto de intervenção que tem como objetivo promover a inclusão socioprofissional dos cidadãos e cidadãs residentes no concelho de Sines. Arrancou no dia 30 de dezembro de 2015 e, até ao final de 2018, irá desenvolver um programa diversificado de ações para a capacitação e aumento de competências dos indivíduos e da comunidade, visando combater o desemprego e a pobreza, particularmente a infantil. A parceria local é coordenada pela Santa Casa da Misericórdia de Sines, sendo as ações executadas pela Sines em Rede - Cooperativa de Solidariedade Social e pela Espiga - Cooperativa de Solidariedade Social. Tem financiamento do PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego / Portugal 2020. O CLDS3G está presente no Facebook (procurar “CLDS3g Viver + Sines”).

CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL

O segundo projeto já no terreno é o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) “Porta Aberta”, um serviço de apoio às famílias com crianças e jovens, resultado de um acordo de cooperação celebrado entre a cooperativa Espiga e o Instituto da Segurança Social. A partir de situações de risco ou perigo sinalizadas pelas entidades competentes, o CAFAP procura prevenir a retirada da criança ou jovem do seu meio familiar ou promove a reintegração da criança ou jovem nesse mesmo meio. Além disso, o CAFAP organiza ações de sensibilização e formação de competências parentais e sociais. O centro atua nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém e pode ser contactado pelo telefone 967 885 561.

REDE LOCAL DE INTERVENÇÃO SOCIAL

Um terceiro projeto, a Rede Local de Intervenção Social (RLIS), executado pela Santa Casa da Misericórdia de Sines, tutelado pela Segurança Social e apoiado por fundos PO ISE, aguarda regulamentação para iniciar em pleno as suas atividades. Terá como expressão um serviço de atendimento e acompanhamento social para famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social.